Seguindo as determinações do calendário do Ministério da Saúde, o setor de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde vai suspender da próxima segunda, até sexta-feira, as ações do mutirão contra o mosquito aedes. Nesse período, os agentes de combate às endemias estarão realizando o 1º Levantamento de Índice Rápido por amostragem (LIRAa). Os trabalhos do mutirão serão retomados no dia 26 de fevereiro, nos bairros Maria Vindilina 3 e Sabrina 2.
O LIRaa é um levantamento rápido executado em todos os municípios do Brasil e que já está pré-estabelecido no calendário anual do Ministério da Saúde, e serve para controle e avaliação do índice de infestação do mosquito aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika vírus e chikungunya.
O Mutirão começou no início deste mês realizando a limpeza nos bairros e conscientização da população no combate ao mosquito. Até hoje, segundo a assessoria do município, já foram recolhidos 27 caminhões de lixo nos bairros Dauri Riva, Maria Carolina, Jardim Azaleias, Jardim das Oliveiras, Maria Vindilina, Jardim América, Sebastião de Matos e Sabrina I.
Durante o período do mutirão, está sendo feita a coleta de copos, latas e móveis velhos. Não é feito o recolhimento de folhas e gramas (chamada massa verde) nem materiais da construção civil.
A Prefeitura ressalta que terrenos urbanos sem manutenção estão sujeitos à multa de 0,50 Unidade Referência por metro quadrado (UR/m²) de área sem manutenção adequada. Para chácaras e propriedades rurais são 500 UR/hectare. O valor atual da Unidade de Referência é de R$ 2,63. A multa varia do tamanho do terreno.