O pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso aprovou, hoje, a realização da revisão do eleitorado em 26 municípios do Estado, no período de 3 de dezembro deste ano a 29 de março de 2019. Com a medida, a Justiça Eleitoral quer elevar consideravelmente o percentual de eleitores cadastrados biometricamente no Estado, que atualmente é de 48,11%.
A revisão será realizada em Sorriso, Barra do Garças, Alta Floresta, Barra do Bugres, Colíder, Campo Novo do Parecis, Guarantã do Norte, Mirassol D'Oeste, Peixoto de Azevedo, Água Boa, Diamantino, Nova Xavantino, Canarana, Sapezal, São José dos Quatro marcos, Poxoréu, Pedra Preta, Alto Araguaia, Araputanga, São José do Rio Claro, Guiratinga, Arenápolis, Cláudio, Vera, Tangará da Serra e Cáceres.
"Dos 2,3 milhões de eleitores de Mato Grosso, 1,1 milhão já fizeram o cadastramento biométrico, o que corresponde a 48,11%. Nesse contexto, por certo temos que avançar em relação a tais índices, já que a meta do TSE é atingir 100% do eleitorado brasileiro no máximo até o ano de 2022. Há necessidade de termos metas atingíveis e planejamentos bem elaborados, considerando, especialmente, a complexidade dos trabalhos a serem realizados no Estado de Mato Grosso", destacou o corregedor regional eleitoral de Mato Grosso, desembargador Pedro Sakamoto, por meio da assessoria.
O cadastramento biométrico nos 26 municípios contemplados começará de forma ordinária (sem obrigatoriedade) a partir do dia 5 de novembro deste ano. Já a revisão com coleta de dados biométricos, cujo comparecimento do eleitor é obrigatório, só terá início a partir do dia 5 de dezembro.
O corregedor disse ainda que orientou os juízes eleitorais dos municípios contemplados a adotarem algumas medidas visando o pleno êxito dos trabalhos revisionais. "Que firmem parcerias com os órgãos e instituições locais, em relação à cedência de servidores e funcionários; à instalação de eventuais novos postos de atendimento e à ampla divulgação a ser veiculada, com o incondicional apoio e suporte técnico do Tribunal".