O prefeito Ari Lafin retornou de Brasília onde foi tratar da liberação do certificado provisório do Aeroporto Adolino Bedin. Uma fonte ligada ao prefeito e ouvida por Só Notícias disse que a viagem foi proveitosa. Lafin se reuniu com representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para tentar acelerar a liberação para que o aeroporto possa voltar a operar voos comerciais. Existe a expectativa da publicação que autoriza o retorno da operação seja concedida ainda hoje.
Ontem, a empresa que opera os voos em Sorriso entrou com pedido de prorrogação dos pousos e decolagens para o João Batista Figueiredo, em Sinop. Essa transferência de local começou na última segunda-feira e terminaria sábado. Porém, com o novo encaminhamento a previsão é que a aeronave que fazia os voos de Sorriso, continuem pousando e decolando até o dia 20, em solo sinopense.
A mudança ocorreu devido a não renovação do certificado de operação do aeroporto de Sorriso. A pendência na renovação ocorreu porque o aeroporto tinha uma licença provisória para operar voos até o ultimo dia 5. Fiscais da ANAC fizeram vistoria com objetivo de emitir a licença definitiva. No entanto, durante os trabalhos foram feitos 43 apontamentos pelo órgão fiscalizador em que há a necessidade de alterações para que a nova certificação possa ser emitida. Como não havia tempo hábil de fazer os reparos, a medida encontrada foi passar a administração do aeroporto para um novo operador, nesse caso a prefeitura, assim o processo volta para o seu início e é concedido uma nova licença provisória.