O procurador da República, Deltan Dallgnol, coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato, estará em Cuiabá, no dia 15 de maio. Ele se junta a vários outros juristas renomados do país, incluindo Rodrigo Janot, ex-procurador geral da República, que vão ministrar palestras no 1º Encontro Mato-grossense de estudantes e profissionais das áreas de direito, administração, contabilidade, economia e marketing (Ecomep). O evento será realizado no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá no período de 15 a 18 de maio.
Conforme os organizadores do evento, Dallgnol, vai participar da abertura ministrando palestra sobre temáticas que envolvem a Lava Jato, operação que completou 4 anos em março e vem fazendo um verdadeiro desvendando os crimes praticados por políticos brasileiros.
Matéria publicada pelo Estadão no dia 16 de março deste ano mostrou que até então já tinham 72 acusações criminais formalizadas só em Curitiba, na 13ª Vara Federal, do juiz Sérgio Moro, contra 289 pessoas e 188 condenações contra 123 réus em 40 sentenças. Só com os 163 acordos de colaboração premiada e 11 de leniência fechados foram recuperados R$ 11,5 bilhões. Deste total, R$ 1,47 bilhão já retornou para os cofres da Petrobrás.
A programação completa, valores e os nomes de todos os palestrantes estão disponíveis no site do evento.