Em reunião do Conselho Diretor do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), realizada no Palácio Paiaguás, o governo do Estado apresentou a prestação de contas do Fethab em 2017 e aprovou o plano de obras para este ano, que conta com mais de 100 ações que serão executadas pela Secretaria de Infraestrutura e Logística (Sinfra).
A Sinfra informou que estão previstas 31 obras para Baixada Cuiabana. O Nortão que conta com Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum receberá 11 obras. Já na região Oeste, onde estão os municípios próximos a Cáceres, serão 11 obras, na região de Tangará da Serra mais 13 obras.
A região de Colniza, Juína e Aripuanã será contemplada com seis obras e a região de Alta Floresta terá mais 17 obras. A região do Xingú terá nove obras, no Araguaia mais 15 e na região sul de Rondonópolis contará com nove para este ano.
“Foi uma reunião muito produtiva, em que apresentamos as contas do ano passado, esclarecemos muitas dúvidas acerca da legalidade de alguns pontos que foram questionados e todos esclarecidos; mas, principalmente, nós aprovamos o plano de obras para 2018, que conta com 120 obras que serão feitas este ano”, declarou o secretário da Sinfra, Marcelo Duarte.
Todas as regiões de Mato Grosso serão atendidas pelas obras que vão ser executadas com apoio dos recursos do Fethab.
Durante a reunião, ficou acordado da Sinfra encaminhar o relatório de onde serão as obras para os membros do conselho. Entre as licitações previstas está a pavimentação da MT-130, Paranatinga até Sete Placas, pavimentação da MT-129, em Gaúcha do Norte e o Rodoanel Várzea Grande/Cuiabá.
Ainda conforme o secretário, os recursos do Fethab destinados à Sinfra estão sendo exclusivamente utilizados para melhoria da infraestrutura de Mato Grosso. Marcelo Duarte apontou que além do Fethab outras fontes de recursos são utilizadas para realizar as obras.
“O Fethab é uma grande fonte para realização de obras e quanto à aplicação estamos obedecendo rigorosamente ao que diz a lei. Atualmente, os recursos do Fethab disponíveis para Sinfra são praticamente 100% usados na melhoria da infraestrutura”, afirmou o secretário, por meio da assessoria.
O Governo do Estado criou uma conta específica da Sinfra para os recursos do Fethab 2, que é usado especificamente para a execução de obras, atendendo ao pedido especialmente do setor produtivo.
Em três anos de gestão, o programa Pró Estradas concluiu 2,4 mil km de asfalto em rodovias estaduais, considerando as obras de construção (1 mil km) e de reconstrução (1,4 mil km).
(Atualizada às 23:21h)