PUBLICIDADE

Sinop: presidente da câmara defende criação da secretaria municipal de Segurança

PUBLICIDADE

O presidente da câmara, Ademir Debortoli (MDB), requereu à prefeita Rosana Martinelli (PR) a implantação no município a secretaria municipal de Segurança Urbana e argumenta que a “violência urbana tem sufocado a população" e cita como exemplo que muitos municípios criaram suas secretarias de Segurança, a exemplo de Campinas, Curitiba, Vitória, Florianópolis, Belo Horizonte, Uberaba, São Luis e, mais próximo a nós, a cidade de Sorriso, dentre outras".

“Não é regra, mas no contexto onde já existe, a secretaria municipal concilia a Guarda Municipal e a Defesa Civil, passando a coordenar políticas públicas de segurança no âmbito municipal, de forma cooperativa e colaborativa com o Estado. Esta pasta pode atuar também no financiamento de desenvolvimento de projetos e ações voltados a diminuição da criminalidade, que podem abranger, por exemplo, iluminação pública, programas culturais/esportivos, aplicação de tecnologia, política de prevenção e combate às drogas, entre outras iniciativas”, defende o presidente.

Como o legislativo não tem poder para criar projetos que influenciem no orçamento dos cofres públicos, o vereador encaminhou um anteprojeto relacionado à proposta como sugestão ao executivo municipal. A informação é da assessoria.

A prefeitura, através da secretaria de Trânsito, está capacitando 51 guardas municipais que, até o final do semestre, passarão a reforçar a segurança no município apoiando ações da polícia. A segunda fase de treinamento começou esta semana.

 

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE