Com cinco siglas – PSDB, PPS, PSB, SD e Patriotas -já confirmadas no arco partidário que deve apoiar sua eventual candidatura à reeleição, o governador Pedro Taques (PSDB) já tem 1 minuto e 49 segundos dos cerca de 10 minutos de propaganda eleitoral no rádio e na televisão que serão reservados para quem disputar o governo do Estado.
Se nada mudar nas alianças entre as legendas, o tempo será inferior ao, até o momento, conquistado pelo seu possível adversário nas urnas, o senador Wellington Fagundes (PR). Também com cinco partidos – PR, MDB, PSD, PP e PTB – já confirmados como aliados a seu projeto, o republicano deve ter até 3 minutos e 8 segundos para apresentar suas propostas.
A diferença se dá por conta da quantidade de deputados federais que cada um desses blocos partidários reúne. Enquanto o grupo de Taques conta com 115 representantes na Câmara Federal, o de Fagundes tem 198. De acordo com a definição estabelecida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cada aliança/coligação partidária poderá contabilizar o tempo de propaganda de até seis siglas de maior bancada na Câmara Federal.
A distribuição do tempo de cada uma delas vai levar em consideração o número de deputados que o partido elegeu em 2014. Portanto, as trocas de legenda que ocorreram até a semana passada, não influenciarão no tamanho da propaganda eleitoral dessas legendas. A exceção é para os parlamentares que migraram para partidos novos. Neste caso, eles levam consigo os cerca de 0,95 segundos de tempo de propaganda que representam.
A propaganda eleitoral começará a ser veiculada no dia 31 de agosto em todo o país. Para os candidatos a governador, serão dois programas diários, exibidos sempre às segundas, quartas e sextas-feiras. Do tempo total previsto para este cargo, 9 minutos serão divididos de acordo com a representação partidária do candidato. Outros 54 segundos serão partilhados igualitariamente entre todos.
Também estão na disputa os cargos de senador, deputado estadual e federal e a Presidência da República. Os candidatos a presidente terão, juntos, 12 minutos e 30 segundos para exporem suas propostas. Mesmo tempo que será destinado a todos aqueles que postularem uma vaga na Câmara Federal. Já para o Senado, o tempo será de 7 minutos para todos os candidatos, enquanto que quem concorrer a deputado estadual terá que dividir 10 minutos com seus concorrentes.
Todas as coligação ainda terão 70 minutos diários destinados às inserções de 30 ou 60 segundos, distribuídas ao longo da programação das emissoras de rádio e TV. Esse tempo será dividido igualitariamente entre todos os candidatos a todos os cargos em disputa.