O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Rui Ramos Ribeiro, instalou, há pouco, a 4ª Vara Criminal e a Especializada da Infância e Juventude na comarca de Sinop, que passa a ter 12 varas onde tramitam mais de 87 mil processos. Dois novos juízes devem ser remanejados para Sinop. “Havia sim a necessidade da criação. Porém, também houve um gasto muito grande e fomos até o limite da responsabilidade fiscal. Com as vagas que serão preenchidas no município em outros lugares ficarão em aberto. Por isso em breve também devemos ter concurso de servidores para juízes”, declarou. "São dois campos altamente sensíveis no histórico que temos. Quantos você vê diariamente jovens envolvidos no tráfico de drogas. E se está hoje, neste proporção devemos nos indagar o por que disso. As Varas trabalhar para coibir este e outros tipos de crimes”, acrescentou Ramos, na solenidade, no fórum, ao lado do governador Pedro Taques e o presidente da Assembleia, Eduardo Botelho.
De acordo com juíza da 1ª Vara Criminal, Rosângela Zacarkim, a instalação das varas era muito esperada. “Com o crescimento da cidade aumenta também a criminalidade. Porém, estamos firmes e fortes porque a 4ª Vara Criminal dará celeridade no combate aos crimes, principalmente nos de tráfico”, disse a magistrada.
Pedro Taques disse que, “abrir varas não significa apenas colocar juízes e sim concretização de meios de justiça. Como governador do Estado me cabe conduzir Mato Grosso, nesse período estranho para não falar outra coisa. A instalação dessas varas significa que os cidadãos serão melhores atendidos, que diretos serão concretizados, que teremos menos tempo de espera para a justiça ser alcançada. Quero ressaltar que o Poder Judiciário de Mato Grosso orgulha o nosso Estado”, declarou.
Ainda na solenidade, Rui Ramos sancionou lei que altera o Sistema de Desenvolvimento de Carreiras e Remuneração criando 12 novos cargos de assessor técnico-jurídico e autorizando a contratação de novos analistas e técnicos judiciários para a comarca, onde trabalham 244 servidores – efetivos, comissionados, terceirizados, estagiários e colaboradores.
Também participaram a prefeita Rosana Martinelli (PR), o deputado federal Nilson Leitão (PSDB) o presidente da câmara, Ademir Bortoli, juízes, advogados, vereadores e demais lideranças.
(Atualizada às 17:31h)