Os secretários Leonardo Zanchetta (da Cidade), Sérgio Kocová (da Fazenda), Estevam Hungaro Calvo Filho (de Administração), Felipe Dias Mesquita (de Segurança, Trânsito e Defesa Civil), secretário-adjunto de Fazenda, Hélder Umburanas e servidores dos departamentos de Licitação, Engenharia e Convênios estiveram reunidos, hoje, no Paço Municipal, com João Bico, presidente da Tecnolamp, empresa contratada para executar a obra de iluminação da BR 163, no perímetro urbano de Sorriso. A partir de agora, a empresa será notificada para justificar e sanar, em cinco dias úteis, as irregularidades apontadas e apresentar um novo prazo final de entrega definitiva da obra em caráter emergencial.
O contrato para execução desta obra foi assinado em dezembro de 2015, com a ordem de serviço para janeiro de 2016. Inicialmente, o projeto previa a iluminação da via com postes nos canteiros centrais. No entanto, seguindo uma solicitação da concessionária Rota do Oeste, o projeto teve de passar por alterações, para que ficassem nas laterais das pistas, o que provocou um acréscimo no orçamento inicial da obra que era de R$ 3,1 milhões e passou para R$ 3,8 milhões.
De acordo com a assessoria do município, a obra também sofreu atrasos em razão da demora nos repasses pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para o pagamento das medições, trâmite envolve negociações com outras esferas governamentais. Outro fator que contribuiu para o atraso na entrega foi a questão da segurança. A empresa alega furtos de cabos e demais equipamentos da obra.
“Hoje fomos conversar com presidente da empresa para chegarmos a um acordo e resolvermos a situação de forma definitiva, visto que vários apontamentos já foram feitos por meio de notificações e conversas com outros representantes da empreiteira”, comentou o secretário Leonardo Zanchetta.
O presidente da empresa reconheceu o atraso e disse que está buscando soluções para o problema. “Precisamos encontrar uma forma de tentar viabilizar a conclusão desta obra. Estamos tentando usar o bom senso de todos, visto que ocorreram casos que fogem à nossa responsabilidade, como furto de cabos e outras situações, e tenho certeza que o bom senso vai prevalecer para que seja feito o melhor para a empresa, o município e para todos os cidadãos de Sorriso”, avaliou Bico.