PUBLICIDADE

Fávaro apresenta em Sinop programa de inclusão social ‘Internet para Todos’

PUBLICIDADE

O vice-governador Carlos Fávaro (PSD) apresentou, esta manhã, para a prefeita Rosana Martinelli (PR) e lideranças o programa ‘Internet para Todos’, que contemplará os 141 municípios cadastrados no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, lançado em maio do ano passado. É o primeiro satélite geoestacionário do país de uso civil e militar e tem capacidade para cobrir toda o território nacional. Os investimentos foram de R$ 2,7 bilhões.

Segundo Fávaro, será possível disponibilizar conexão banda larga dos locais mais longínquos. A rede atenderá os setores da Segurança, Educação, Saúde e os cidadãos. “É um programa inovador. A internet não é só para comunicação em redes sociais, mas sim para promover cidadania e oportunidades de crescimento. É necessário pensar que aqueles que moram nas comunidades e distritos também necessitam ter acesso. É difícil pensar que aquele jovem que mora em uma propriedade rural não pode ter acesso ao ensino de qualidade por falta de internet. Por isso, o Brasil entrou em uma nova fase. Até o ano passado, vivíamos com satélites alugados. Esse ano, nos temos um satélite próprio lançado com o dobro de internet que o país possui. Isso nós trás soberania nacional e preços mais acessíveis. O programa visa garantir segurança para as Forças Armadas. A outra parte da banda será usada para interligar escolas e a área da saúde também será contemplada”, disse.

Ainda de acordo com o vice-governador, toda a operacionalização de instalação da atena e equipamentos necessário não terão custos ao município. “Será totalmente instalada de graça através de uma parceria com a prefeitura e as localidades que vão receber o aparelho. Porém, será feito chamamento onde os operadores vão comprar esse sinal da Telebras e distribuir com preços bastante acessíveis. Com isso, teremos internet barata para população. O sistema já está todo planejado. Será feito chamamento do setor privado para que possa operacionalizar o sistema depois da instalação da antena. É um processo gradativo. A operação é feita pelo provedor local e não terá concorrência com os fornecedores existentes nos municípios”.

A prefeita Rosana Martinelli (PR) adiantou que encaminhará o projeto de cadastramento do programa para câmara de vereadores. “É muito importante essa interação das pessoas com a tecnologia. Estamos à disposição para fazer esse cadastramento, receber esse projeto e atender as regiões mais distantes. Após o carnaval, vamos estar encaminhado o mais rápido possível o projeto para câmara. Queremos ser um dos primeiros munícipios a ser beneficiado. Esse programa está vindo em uma hora muito boa. Estamos fazendo a mudança do sistema da prefeitura e vai facilitar para os moradores tirarem todas as certidões negativas das suas casas. Todo os serviços serão facilitados”.

Favaro também se reuniu, nos últimos dois dias, com os prefeitos de Sorriso, Ari Laffin, de Lucas do Rio Verde, Luiz Binotti, de Santa Carmem, Rodrigo Franz, para também instalar o programa em seus municípios.  O Internet para Todos, foi lançado em Cuiabá pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, em dezembro do ano passado. No Brasil há mais de 30 mil localidades sem a conexão ou com prestação inadequada de serviço para acesso à internet.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE