O governo do Estado, após dialogar com cada chefe de poder e de órgãos autônomos, repassa, hoje, R$ 118,4 milhões de duodécimo. A Secretaria de Fazenda (Sefaz) informa que o valor corresponde à folha salarial líquida de janeiro, para que as instituições possam honrar com o pagamento dos vencimentos dos respectivos servidores.
Em virtude do fluxo de caixa registrado até o momento, o valor referente aos encargos, que somam R$ 25,8 milhões, será repassado na próxima semana.
O governador Pedro Taques e o secretário de Fazenda, Rogério Gallo, estão se reunindo com frequência para acompanhar o fluxo financeiro, segundo o executivo, com objetivo de buscar saídas de curto, médio e longo prazos para resolver a questão dos repasses.
“Mais ajustes terão que ser feitos para permitir que a receita efetivamente disponível consiga fazer frente às despesas. Medidas imediatas terão que ser tomadas para evitar o colapso financeiro em Mato Grosso”, afirmou o secretário Gallo, por meio da assessoria da Sefaz.
O executivo ressaltou ainda que reconhece a autonomia e a importância de cada poder e órgão na prestação de serviços para a população e reforçou o empenho em manter aberto o diálogo para um entendimento conjunto sobre os repasses às instituições.