A Polícia Militar deflagrou a 7ª etapa da operação “Ordem Pública”, de enfrentamento às facções criminosas, com reforço de mais de 100 policiais. Dessa vez as ações estão sendo desenvolvidas nos bairros da área de atuação do 10º Batalhão (Alvorada, Santa Isabel, Despraiado, Ribeirão do Lipa, entre outros) em Cuiabá.
Em conjunto com outros órgãos da Segurança como GOE, da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Politec, e da Secretária de Ordem Pública de Cuiabá, policiais militares (10º BPM, da Rotam, Bope e Trânsito) estão nas ruas abordando, vistoriando, revistando e checando a situação de veículos e pessoas. Também apoiando a limpeza de pichações de muros e fachadas de prédios comerciais e residenciais.
A exemplo do que ocorreu em outras regiões de Cuiabá, a operação é realizada a partir de resultados de análises criminais e de monitoramentos feitos pelo serviço de inteligência da PM.
Comandante-geral da PM, coronel Marcos Cunha observou que essa é uma ação pontual, planejada a partir de dados e estudos, análises criminais e monitoramentos da inteligência da PM. Cunha disse que essa presença forte e estratégica da Polícia Militar nas comunidades, como faz a operação desde o início do ano, é permanente e extensiva a todos os municípios.
Secretário de Estado de Segurança Pública (Sesp), Gustavo Garcia destacou que os integrantes do Sistema de Segurança Pública de Mato Grosso têm trabalhado muito e continuamente em ações integradas e de atribuições próprias. “Trabalhamos no sentido de reduzir a criminalidade para tornar Mato Grosso um lugar melhor para vivermos”.
Mesmo sem mandados de prisão e buscas a cumprir, em todas as etapas a operação “Ordem Pública” apresenta resultados concretos. Nos primeiros 30 minutos da operação, policiais da Rotam capturaram no bairro Alvorada um homem com mandado de prisão expedido pela Comarca de Itaúba, Mato Grosso.