A Polícia Judiciária Civil indiciou 30 pessoas por crime de integrar organização criminosa em inquérito policial na Delegacia da Polícia Civil de Canarana (658 km de Cuiabá). O documento de quase 250 páginas aponta a atuação de criminosos que atua dentro e fora das unidades prisionais praticando golpes e até atentados contra agentes penitenciários. Cinco pessoas tiveram prisões preventivas decretadas no curso das investigações.
Na investigação, a Polícia Civil demonstrou haver estreita relação de vínculo entre os indiciados. Muitas pessoas estão em outras cidades do Estado. Algumas delas possuem função específica de receber contribuições dos integrantes da organização criminosa, direto em contas indicadas por lideranças do grupo investigado.
As investigações apontaram não haver incomunicabilidade no Sistema Prisional e mesmo do interior de cadeias e presídios, integrantes da organização criminosa participam ativamente de ações do lado de fora, ora ordenando “salves” (atentados contra órgãos públicos), ora negociando drogas que são vendidas dentro e fora das unidades prisionais.
O delegado Deuel Santana ressaltou por meio da assessoria que o inquérito policial remetido ao Judiciário, constitui importante fonte de conhecimento produzido e suportará ações das forças de segurança no enfrentamento a criminalidade.