Manifestantes liberaram, esta noite, os dois pontos de bloqueios que eram mantidos na BR-163, há 8 dias, em Lucas do Rio Verde. De acordo com a concessionária que administra a rodovia, a liberação ocorreu por volta das 20h40. Não há detalhes de como ocorreu desmobilização e se foi de forma pacífica ou se houve intervenção das forças policiais.
Ainda segundo a concessionária, tráfego no km 691 está totalmente liberado. Já no km 686 o fluxo segue em Pare e Siga coordenado pela empresa, porque, conforme Só Notícias já informou, no final da tarde, um grupo de caminhoneiros decidiu liberar os colegas que desejassem seguir viagem ao Nortão ou a capital com inúmeras cargas de produtos variados. Mas a 'abertura' não durou muito tempo. Um grupo que não concordava em liberar carretas e caminhões voltou a impedir o tráfego e foi aberto compartimento dos vagões que um bitrem, que se preparava para sair, e uma quantidade considerável de grãos caiu na pista.
Em Lucas, pelo menos dois postos receberam combustíveis, hoje à tarde. Motoristas e motociclistas enfrentaram longas filas para conseguir abastecer seus veículos. Em um deles no bairro Alvorada, chegou apenas gasolina. Um outro localizado no bairro bandeirantes também recebeu combustível, mas não foi informado o tipo e a quantidade recebida.
Os manifestantes convidaram os empresários e a população para participar de uma carreata em apoio a categoria. A concentração estava marcada para às 15h, na Praça dos Migrantes, de onde seguiriam pela principais ruas e avenidas da cidade, sentido BR-163. No entanto, a Associação Comercial do município não aderiu ao chamado e apenas alguns moradores compareceram para dar apoio e não foi realizada a carreata.
Hoje à tarde, os caminhoneiros liberaram os dois pontos que estavam bloqueados há 10 dias, em Sorriso, a pista foi desbloqueda e muitas carretas que estavam paradas seguiram viagem. Porém correm o risco de serem paradas em Sinop e Nova Mutum onde o bloqueio de cargas é mantido (passam produtos hospitalares/médicos, ração, perecíveis e cargas vivas).
A Polícia Rodoviária Federal de Sorriso pediu apoio para a Superintendência da PRF e até o fim da tarde deve receber apoio da Força Nacional para desbloquear pontos onde ainda tem manifestações no Nortão.