O presidente da Associação dos Caminhoneiros de Sorriso, Alexandre Schueroff, confirmou há pouco, que vão encerrar o manifesto hoje no município. No entanto, ele ainda não confirmou o horário da desmobilização que está concentrada no km 750 da BR-163, há 10 dias.
Em nota, o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de Mato Grosso (Sindmat), pediu que a categoria de transportadores autônomos de cargas encerre o protesto. A entidade entende que o Governo Federal cedeu aos pedidos efetuados pela Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA) e afirmou que o bom senso tem de prevalecer.
O Sindicato ainda solicitou que acreditem no governo, pois o mesmo já emitiu as medidas provisórias e publicou as mesmas no Diário Oficial da União. Mesmo após o governo anunciar que abaixaria o valor do litro do diesel em R$ 0,46 pelos próximos 60 dias, a categoria informou que iria aguardar a baixa dos preços do álcool, da gasolina e do gás de cozinha.
Alguns postos em Sorriso receberam gasolina e etanol e hoje estão tendo longas filas de clientes que precisam abastecer. Um deles é na avenida Natalino Brescansin, no centro. Outro fica na avenida Blumenau. A projeção é que ambos receberam cerca de 5 mil litros cada. A expectativa é que hoje outras cargas cheguem a mais postos. Até ontem, 95% dos postos estavam sem etanol e gasolina e poucos, às margens da rodovia, estavam com diesel.
Há pouco um posto na zona leste da cidade também recebeu uma carga.
(Atualizada às 10:19h)