PUBLICIDADE

Morador de Mato Grosso propõe ao Senado revogação da política de preços da Petrobras

PUBLICIDADE

A ideia legislativa de revogar a política de preços da Petrobras, que permite a prática de reajustes diários nos preços dos combustíveis foi proposta por Bil Luiz Pereira, no e-Cidadania do Senado Federal. De acordo com o detalhamento da proposta, desde que a medida foi adotada tem gerado instabilidade e constantes altas levando o sistema viário a um colapso. De acordo o portal, se receber 20 mil apoios, a ideia se tornará uma sugestão legislativa e será debatida pelos senadores.

Ainda de acordo com o detalhamento do morador, a alta desenfreada do preço dos combustíveis atrelada a alta carga tributária do país e o não reajuste do frete, a política de preços tem trazido instabilidade no setor de transporte e praticamente inviabilizado o transporte rodoviário, modal ao qual é responsável por mais de 80% de tudo que é transportado no país, causando um efeito cascata e elevação de preços em geral, levando o país ao caos.

Conforme Só Notícias já informou, hoje é o 9ª dia de bloqueios dos caminhoneiros devido a alta no preço do óleo diesel. Eles  não estão liberando passagem de carretas e caminhões, com exceção de cargas vivas e perecíveis, produtos hospitalares e ração para animais. Também está liberada a passagem de ambulâncias e veículos de passeio. Com isso, postos de combustível ficaram desabastecidos, também acabou o estoque de gás de cozinha, cimento e outros produtos. Prefeituras como a de Sinop, Sorriso e até o governo de Mato Grosso decretaram estado de emergência e o funcionamento de alguns órgãos públicos foram suspensos ou sofreram alterações nos horários de atendimentos, assim como universidades. Hoje há expediente normal nos órgãos estaduais – ontem foi suspenso.

Desde a semana passada após autorização do presidente Michel Temer, a Polícia Rodoviária Federal está fazendo a escolta de carretas, principalmente de combustíveis para abastecer os aeroportos e veículos da segurança pública e prefeituras.

Ontem, o secretário de Estado de Segurança Pública, Gustavo Garcia, determinou, a criação de um Gabinete de Gestão de Crise, com a participação das instituições policiais estaduais e federal para traçar ações operacionais com o objetivo de garantir os serviços essenciais para a população. O gabinete está funcionando na sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública e coordenado pela Secretarias Adjuntas de Integração Operacional (Saiop) e de Inteligência (SAI). Após sua criação, o comitê 20 carretas foram escoltadas ontem para transporte de combustível e gás de cozinha que abastecerão a região Sul, Grande Cuiabá, e a região Norte de Mato Grosso. O combustível tem atendido os postos do Estado e a prioridade de abastecimento são os veículos da saúde e da segurança pública.

Ontem, Sinop recebeu uma carga de combustível para abastecer viaturas policiais. Foi feita escolta de cargas para Itaúba e Alta Floresta.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PreviSinop abre inscrições de concurso com salários de até R$ 8,1 mil

O Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de...

Jovem cochila pilotando moto, bate em poste e fica ferido em Sinop

O Corpo de Bombeiros foi acionado, hoje de manhã,...
PUBLICIDADE