PUBLICIDADE

Fiscalização apreende 30 kg de pescado irregular, canoa e rede de arrasto em Mato Grosso

PUBLICIDADE

A Equipe de Fiscalização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), capturou 30 kg de pescado irregular na região de Bonsucesso (8 km de distância do Centro de Várzea Grande) durante patrulhamento pela água. Também foram apreendidos uma canoa e uma rede de arrasto.

Os fiscais flagraram pescadores que estavam fazendo o uso ilegal da rede de arrasto, e que fugiram com a chegada dos mesmos. Os peixes capturados são das seguintes espécies: Curimba, Piava e Piraputanga. Eles foram doados para o Hospital de Santo Antônio de Leverger.

De acordo com o coordenador de Fiscalização de Fauna da Sema, Júlio Reiners, a irregularidade aconteceu pela pesca predatória com rede e pela falta de medida dos peixes permitida por lei. “Estamos em período da lufada, momento em que os peixes sobem o rio, e por isso estão mais vulneráveis para captura”, explicou por meio da assessoria.

A lufada é um fenômeno no qual os peixes formam cardumes e começam a retornar para subir os leitos dos rios.

Embora esteja fora do período de defeso da piracema estadual, os pescadores profissionais e amadores precisam seguir algumas regras determinadas pela Lei Estadual que estabelece a proibição para uso de apetrechos de pesca como: tarrafa, rede, espinhel, cercado, covo, pari, fisga, gancho, garateia pelo processo de lambada, substâncias explosivas ou tóxicas, equipamento sonoro, elétrico ou luminoso.

As medidas mínimas dos peixes constam na carteira de pesca do Estado e algumas delas são: piraputanga (30 cm), curimbatá e piavuçu (38 cm), pacu (45 cm), barbado (60 cm), cachara (80 cm), pintado (85 cm) e jaú (95 cm).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Corpo de jovem é encontrado no rio Teles Pires em Sinop

O corpo de Renan Marcos Gomes, de 21 anos,...

Prefeitura em Mato Grosso define concurso e alguns salários chegam a R$ 4,8 mil

O concurso público no município de Cotriguaçu (944 quilômetros...
PUBLICIDADE