A utilização das balsas para fazer a travessia de carretas, caminhões, ônibus, motos e veículos devido as obras de alteamento da ponte da Marina, localizada a cerca de 28 km do trevo que dá acesso a BR-163 (Sinop-Juara) está prevista para iniciar na próxima terça-feira (15). As informações foram confirmadas pela assessoria da Usina Hidrelétrica Sinop, ao Só Notícias. A ponte da Marina possui extensão de 300 metros e terá elevação em 0,7 metros. O alteamento dessa ponte será feito com macacos hidráulicos e, posteriormente, será feito o complemento das vigas transversais. A previsão é que abras terminem em agosto. Neste período, serão disponibilizadas duas embarcações 24 horas por dia. Não haverá cobrança de tarifa.
Também será substituída a balsa na Estrada Atlântica que proporciona acesso a várias fazendas. A assessoria da concessionária da Usina Hidrelétrica Sinop informou que será colocada balsa com maior capacidade.
Serão construídos novos atracadouros nas margens direita e esquerda do rio. Para que não haja bloqueio do tráfego, durante as obras será feito um desvio provisório da estrada, apenas na margem esquerda do rio Teles Pires. Os novos atracadouros e a balsa maior entrarão em uso apenas quando o reservatório encher, procedimento que está previsto para iniciar em setembro.
Conforme Só Notícias já informou, está sendo feito alteamento da pista em três pontos no trecho que liga Itaúba a Sinop – proximidades do rio Roquete, localizado entre o KM-872 e KM-874 da BR-163; no Ribeirão Baixada Morena entre os KM-878 e KM-879; e por último, a região do Córrego Loanda, entre os KM-887 e KM-890.
Na semana passada, as empresas fizeram a primeira interdição rodovia federal, nas proximidades do córrego Loanda, em Itaúba. A liberação ocorreu a cada 30 minutos. A passagem dos veículos foi normalizada no mesmo dia por volta das 12h.