sábado, 2/novembro/2024
PUBLICIDADE

Várzea Grande imuniza mais de 2,8 mil pessoas no primeiro dia de vacinação contra influenza

PUBLICIDADE

A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande imunizou 2.861 pessoas com a vacina contra a Gripe Influenza ou H1N1 no primeiro dia de bloqueio nacional. O relatório foi apresentado pelas Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária ao secretário de Saúde, Diógenes Marcondes que considerou importante a disponibilidade das vacinas oferecidas pelo Ministério da Saúde.

No município desde o início deste ano, foram detectados 7 casos com suspeita de gripe influenza h1n1, dos quais quatro foram a óbito, sendo que dois não confirmaram a doença após os exames e dois estão em procedimento de investigação. Três ainda permanecem internados.

“Estamos atentos e de prontidão quanto a todos os casos que supostamente são apontados como sendo da Gripe Influenza H1N1, pois a grande maioria acaba não se confirmando após os resultados dos exames que em média levam entre 20 e 30 dias no Laboratório Central – Lacen”, disse.

Ele lembrou que todas as unidades de saúde pública do município estão vacinando, com exceção do Hospital Pronto Socorro, Centro de Especialidades em Saúde e a UPA IPASE que são unidades de retaguarda para o atendimento de pacientes.

O publico alvo para essa vacinação são crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas, ou seja, mulheres que deram a luz (até 45 dias após o parto), trabalhador de saúde, povos indígenas, indivíduos com 60 anos ou mais de idade, população privada de liberdade, o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas.

Segundo o Ministério da Saúde a vacinação contra a gripe é a forma mais eficiente para a redução do impacto da doença. De acordo com o Ministério da Saúde, a ação é uma resposta da Organização Mundial da Saúde (OMS) para controlar a circulação de amostras dos vírus. Segundo a pasta, a constante mudança dos vírus Influenza requer monitoramento global e frequente reformulação da vacina.

A vacina trivalente contra a gripe protege contra a Influenza A H1N1, Influenza A H3N2, e a Influenza B (subtipo Brisbane). A tetravalente protege, além dos três tipos de gripe da trivalente, contra o subtipo Phuket da Influenza B.

Devido a essa mutação dos vírus, é necessário se vacinar anualmente contra a Influenza. Grupos prioritários recebem gratuitamente a vacinação nos postos de saúde.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Veículo sai da pista na BR-163 e cai em valetão cheio de água em Sinop

O acidente ocorreu esta noite no quilômetro 816, nas...

UBSs terão programação especial para o Novembro Azul em Lucas do Rio Verde

A prefeitura divulgou detalhes sobre a campanha “Novembro Azul”...
PUBLICIDADE