A assessoria do Tribunal Regional do Trabalho confirmou, ao Só Notícias, que a ordem de serviço para iniciar a elaboração dos projetos executivos e arquitetônicos para construção do novo Fórum Trabalhista de Lucas do Rio Verde será dada nos próximos dias. Após essa primeira etapa, será realizada a licitação para escolha de empresa que construirá a sede, que terá aproximadamente 1.4 mil m². O prédio abrigará a atual Vara do Trabalho e uma 2ª unidade judiciária, ainda a ser criada. A perspectiva é que as obras tenham início ainda este ano e sejam concluídas em 2019.
O projeto de lei, feito pela prefeitura, para doar uma área destinada a construção do fórum foi aprovado, ontem pela câmara de vereadores. O terreno fica na avenida Brasil e tem 5 mil metros quadrados. A definição do local havia sido debatida entre o prefeito Flori Binotti e a presidência do Tribunal Regional do Trabalho, em fevereiro.
O fórum trabalhista em Lucas foi implantado em 2011 e até 2013 funcionava em um espaço apertado, inicialmente construído para abrigar um Posto Avançado Trabalhista, que é uma unidade judicial menor. Diante da demanda processual crescente, o local foi ampliado e já na solenidade de inauguração dessa obra foram registradas diversas manifestações pedindo a instalação de uma segunda vara no município.
Conforme Só Notícias já informou, Lucas do Rio Verde sedia a unidade trabalhista mato-grossense com a maior movimentação processual no Estado, informa o TRT. Só no ano passado foram cerca de 2,6 mil novos processos, o que coloca a unidade como a única em Mato Grosso a pertencer ao Grupo 7, classificação que abriga as varas com maior volume de processos em todo país, com média trienal superior a 2,5 mil processos.