O autônomo João Paulo Martelo Fernandes, disse, em entrevista, ao Só Notícias, que deve entrar com um processo no Ministério Público Estadual (MPE) contra a secretaria de Estado e Saúde (SES) após o filho dele recém-nascido morrer no Hospital Regional de Pexoto de Azevedo (197 quilômetros de Sinop). A criança nasceu na segunda-feira e faleceu, ontem, após ficar aguardando vaga em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal.
“Ele nasceu no hospital de Guarantã e o médicos o avaliaram. Falaram que precisava passar por um pediatra. Como não tem no município, houve a transferência para Peixoto de Azevedo. Até então, não sabíamos que ele precisava de uma UTI. Apenas que passaria pelo pediatra por que havia nascido com complicações respiratórias, mas que ele estava bem. O médico o avaliou na segunda-feira. Depois disso, aguentou até quarta-feira e por volta das 6h30 faleceu. A demora contribuiu para morte do meu filho. É um sentimento que não tem explicação nesse momento”, disse Fernandes.
Por meio de uma nota divulgado na página oficial, o governo do Estado lamentou a morte do recém-nascido. A secretaria de Estado de Saúde disse que tentou, sem sucesso, uma vaga em UTI neonatal no hospital de Tangará da Serra e que a UTI aérea foi acionada para fazer a transferência assim que fosse possível obter uma vaga em UTI neonatal. No entanto, o quadro respiratório se agravou e o recém-nascido faleceu às 6h30 desta quarta-feira, antes de sua transferência para outra unidade hospitalar.
A SES informou ainda que atualmente cerca de 550 leitos de UTI recebem financiamento do governo do Estado e que suas equipes realizam um rastreamento intenso em busca de leitos vagos de UTI sempre que há demandas reguladas. Entretanto, ainda existe um gargalo de ofertas de leitos de UTIs, principalmente infantil e neonatal.
A secretaria ressaltou que não tem medido esforços para melhorar a rede pública de saúde e tem colaborado com as prefeituras no custeio de UTIs, média e alta complexidade, atenção básica, farmácia e Unidades de Pronto Atendimento (UPA).