As Secretarias de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp) concluíram, esta tarde, a transferência de mais 100 presos da Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá. Os custodiados foram encaminhados para a Penitenciária Major Eldo Sá Corrêa, em Rondonópolis, e ao Centro de Detenção de Tangará da Serra.
A operação foi conduzida por equipes de agentes penitenciários do Serviço de Operações Penitenciárias Especializadas (SOE), Grupo de Intervenção Rápida (GIR) e de unidades prisionais do estado. O Grupo Especial de Fronteira (Gefron) deu suporte com ônibus.
A Polícia Militar deu apoio na operação junto com o Corpo de Bombeiros, Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e Polícia Judiciária Civil.
Uma primeira transferência de presos da PCE foi realizada no sábado, quando 135 reeducandos foram encaminhados para as unidades prisionais de Juína e Água Boa.
Em investigações, a Polícia Civil identificou presos que ordenaram ataques ocorridos nas últimas semanas contra servidores do Sistema Penitenciário. Os ataques teriam sido motivados após a realização de ações da Sejudh e Sesp no combate ao crime organizado, dentro e fora das unidades prisionais.
Sejudh está tratando com o Departamento Penitenciário Nacional para novas solicitações de transferência de presos do estado para unidades federais de segurança máxima, já que o requisito principal é ameaça à ordem pública ou pertencer a organização criminosa.