Gestores e representantes de 23 municípios participaram, ontem, em Sinop, do 1º ciclo de capacitação da 3ª edição do Selo Unicef para garantir que as cidades inscritas desenvolvam políticas públicas com foco na promoção e garantia dos direitos das crianças e adolescentes. O prefeito em exercício Gilson de Oliveira (MDB) fez a abertura e disse que "cabe às administrações buscar parceiros para desenvolver essas atividades voltadas para atendimento das famílias em situação de risco e para atender as crianças que estão ociosas”.
Sinop é um dos municípios brasileiros que já é certificado pela Unicef. Segundo a oficial de comunicação da Unicef na Amazônia, Ida Oliveira, esses municípios que aderiram a 3ª edição do Selo Unicef serão qualificados para o desenvolvimento de atividades focadas na criança e no adolescente. O objetivo é a redução de diversos indicadores que envolvem as áreas da saúde, educação, assistência social e saneamento básico. É uma “série de ações e política que já são desenvolvidas, focadas na melhoria e qualidade de vida. Fazendo com que saúde, educação e assistência social consigam trabalhar de maneira conjunta e articulada. Quando você foca a gestão na promoção dos direitos da criança e do adolescente todos são beneficiados”, explicou. A oficial da Unicef expôs ainda que “Sinop é um desses municípios que está extremamente engajado, inclusive eu estive aqui na edição passada no fórum que teve, que é uma das atividades do Selo, e a quantidade de adolescentes foi encantadora”.
O município é avaliado em vários setores como saúde, saneamento básico, educação e demais setores. O Selo UNICEF é realizado em parceria com o Governo do Estado e o Instituto Peabiru, e apoio da Agência para o Desenvolvimento Social dos Municípios do Mato Grosso (APDM) e da prefeitura de Sinop.
A informação é da assessoria.