Sinop sediará na próxima quarta e quinta-feiras, no Sindicato Rural, a segunda oficina para técnicos, gestores e conselheiros, da 3ª edição do Selo UNICEF. A adesão no estado foi de 52% dos municípios. Para a capacitação, estão sendo convidados 28 dos municípios.
O Selo UNICEF é realizado em parceria com o governo do Estado e o Instituto Peabiru, e apoio da Agência para o Desenvolvimento Social dos Municípios do Mato Grosso (APDM) e da prefeitura de Sinop.
Entre os meses de junho e agosto do ano passado, o UNICEF, em articulação com os governos e organizações ligadas às prefeituras, mobilizou os nove Estados da Amazônia Legal, tendo conseguido a adesão de 631 municípios, de um total de 805 convidados. Os municípios que se inscreveram assumiram o compromisso de elaborar um plano municipal de ação para enfrentar os principais problemas que afetam meninos e meninas, nas áreas de saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes.
O Unicef, por sua vez, promove a capacitação de gestores e técnicos municipais, com o objetivo de qualificar a sua atuação nos processos de elaboração, execução, monitoramento e avaliação de políticas públicas nas áreas de saúde, educação, assistência social, comunicação, cultura, esporte e lazer.
Neste primeiro ciclo de capacitação, a oficina irá tratar de como funciona o Selo Unicef, a apresentação da Metodologia desta edição, os resultados esperados dos municípios participantes, os indicadores que serão monitorados e como os municípios serão avaliados e como deverão realizar o 1º Fórum comunitário, etapa obrigatória na realização do selo.
No final da edição, os inscritos serão avaliados por meio de indicadores quantitativos e qualitativos relacionados com o impacto social que o programa teve no município e com as ações estratégicas e políticas públicas desenvolvidas. As informações são da assessoria.