As inscrições para concorrer aos auxílios moradia e alimentação da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) iniciam na próxima segunda-feira. A pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae). O benefício de 280 e 200 reais, respectivamente, é exclusivo para os acadêmicos que comprovarem vulnerabilidade socioeconômica. Os interessados concorrem ao todo a 970 auxílios.
No caso do auxílio moradia além do acadêmico estar matriculado em curso regular e comprovar vulnerabilidade socioeconômica ele precisa residir fora do domicilio de seus pais, tutores ou equivalentes. Os auxílios serão distribuídos proporcionalmente ao número de cursos dos campus, com a finalidade de contribuir para a permanência dos estudantes na graduação.
Os recursos dos auxílios são provenientes da previsão orçamentária da Unemat. As inscrições devem ser feitas até o dia 25 de março com o preenchimento do formulário socioeconômico no site da instituição.
Os candidatos podem pleitear os dois tipos de auxílio desde que não possuam qualquer outra modalidade de bolsa ou estágio remunerado oferecido pela Unemat ou agências externas de fomento. Os discentes que já possuam alguma bolsa poderão concorrer a apenas uma modalidade.
Os candidatos passarão por quatro etapas de seleção inclusive por entrevista individual. A banca de seleção será composta por três avaliadores sendo um do segmento discente.
O resultado final será divulgado no dia 24 de abril. A listagem será publicada de acordo com as vagas oferecidas para cada campus ordenados em sequência decrescente de pontuação. Os alunos que obtiverem resultado "aprovado" serão convocados, os que obtiverem resultado "classificado" comporão o cadastro de reserva em cada campus. Serão desclassificados os candidatos que não atendam as exigências do edital.
Nos próximos dias a Prae lançará novo edital com mais 46 auxílios destinados a turmas únicas.