A Secretaria Municipal de Educação e Cultura aderiu ao programa “Muxirum”, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer para alfabetização de jovens e adultos. De acordo com o coordenador do projeto, professor Jairo Brizola, o levantamento da Seduc apontou que cerca de 54 mil habitantes de Sorriso tem idade superior a 15 anos. Desse total, aproximadamente 4,2% são analfabetos, o que equivale a mais de 2.250 pessoas.
O objetivo do programa é diminuir a taxa de analfabetismo no Estado, propiciando a alfabetização de pessoas a partir dos 15 anos.
Os interessados em integrar o Muxirum no município, podem obter mais informações na Secretaria de Educação.
As aulas serão realizadas em vários locais, possivelmente a partir de março. A intenção é dividir o município por áreas de interesse. Cada turma contará com um alfabetizador. Serão seis meses de formação, com carga horária mínima de dez horas semanais. As turmas na área urbana serão de dez até 14 estudantes e na área rural de oito a 12 alunos.
A secretária de Educação e Cultura, Lúcia Dreschler, explica que as escolas municipais serão disponibilizadas no período noturno para a realização do programa. "Também vamos buscar parcerias com igrejas e associações para disponibilizar espaços apropriados em cada região”, destacou, por meio da assessoria.
A secretaria de Educação está selecionando alfabetizadores interessados em atuar no Muxirum. Os interessados podem procurar a Semec para mais informações. Para cada alfabetizador é ofertada uma bolsa de R$ 500. Cada profissional poderá ter até duas turmas.