O bispo de Juína (487 quilômetros de Sinop), Dom Neri José Tondello, foi nomeado pelo Papa Francisco para ser um dos membros do Conselho pré-sinodal, que irá colaborar com a Secretaria Geral na preparação da assembleia especial do Sínodo dos Bispos para a Pan-amazônia, que será realizada em Roma, em outubro de 2019, que terá como tema: “Amazônia: novos caminhos para a Igreja e por uma ecologia integral”.
O cardeal Cláudio Hummes, que é arcebispo emérito de São Paulo foi nomeado presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM). O prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral será o cardeal, Peter Kodwo Appiah Turkson. O terceiro cardeal nomeado é do México, Carlos Aguiar Retes.
O arcebispo de Huancayo, no Peru, Dom Pedro Ricardo Barreto Jimeno é o vice-presidente da REPAM. Dom Paul Richard Gallagher, será secretário das Relações com os Estados. Também foi nomeado para fazer parte do conselho Dom Edmundo Ponciano, que é arcebispo de Assunção, no Paraguai.
Também foram nomeados pelo Pontífice, Dom Roque Paloschi, arcebispo de Porto Velho. O bispo de San Isidro, Dom Oscar Vicente Ojea, será o presidente da Conferência Episcopal Argentina. Dom Karel Martinus Choennie, bispo de Paramaribo, no Suriname. Dom Erwin Kräutler, prelado emérito do Xingu no Pará. Dom José Ángel Divassón Cilveti, vigário apostólico emérito de Puerto Ayacucho, na Venezuela. Dom Rafael Cob García, vigário apostólico de Puyo, no Equador. Dom Eugenio Coter, vigário apostólico de Pando, na Bolívia.
Dom Joaquín Humberto Pinzón Güiza, vigário apostólico de Puerto Leguízamo-Solano, na Colômbia. Dom David Martínez De Aguirre Guinea, vigário apostólico de Puerto Maldonado, no Peru. Mauricio López, secretário executivo da REPAM do Equador Irmã María Irene Lopes Dos Santos, delegada da Confederação Latino-Americana e Caribenha de Religiosos e Religiosas (CLAR).