O elevado número de acidentes automobilísticos na rodovia Mário Andreazza, em Várzea Grande, levou o Ministério Público do Estado, a requerer realização de auditoria de segurança viária no local. A solicitação foi encaminhada à secretaria estadual de Infraestrutura. O promotor de Justiça Marcelo Lucindo Araújo informa que somente no ano passado foram 122 acidentes na referida rodovia e que a maioria deles foi causada por falta de adequação da via às condições de tráfego.
“Temos na Promotoria de Justiça procedimento instaurado para investigar o elevado número de acidentes automobilísticos na Mário Andreazza. A auditoria trará informações imprescindíveis para a solução da demanda”, ressaltou o promotor. Ele explicou que a auditoria é uma nova técnica que pode contribuir significativamente para a redução dos acidentes de trânsito, onde há a incidência (predominante ou não) de fatores atribuídos à via. A metodologia está mais relacionada à obtenção da máxima segurança, podendo ser aplicada em qualquer etapa de existência de uma via, desde o seu estudo de viabilidade até a sua operação e manutenção.
“Os exemplos de outros países demonstram que a adoção da auditoria de segurança viária pode proporcionar enormes benefícios à sociedade, seja pela prevenção e redução dos acidentes, seja pela economia dos recursos hoje utilizados pela correção de deficiências viárias”, observou o promotor.