O levantamento feito, por Só Notícias, através do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontou que ocorreu aumento expressivo no volume de chuvas, no mês de janeiro, nos dois municípios. Em Sorriso, choveu 398,2 milímetros. No mesmo período do ano passado, foram 282, 6 milímetros – aumento de 40,9%.
Já em Sinop, choveu 22% a mais. De acordo Inmet, em janeiro de 2017 choveu 291,4 milímetros. No mês passado, foram registrados 355,6 milímetros. Os dados de fevereiro ainda não foram contabilizados pela estação automática de meteorologia. O monitoramento é feito há mais de 30 anos pelo instituto.
Ontem, as chuvas acompanhadas de ventos fortes causaram prejuízos em uma madeireira, localizada na MT-140 (Sinop-Santa Carmem). A cobertura de um barracão (estrutura metálica) foi arrancada e alguns equipamentos molharam. Não foi estimado o prejuízo. Parte da cobertura de um hotel, no bairro Jardim Santa Mônica, também teve danos. Algumas placas de propaganda, instaladas às margens da rua João Pedro Moreira de Carvalho, não suportaram a força do vento e caíram. De acordo com o Corpo de Bombeiros, não houve registro de pessoas feridas.
A previsão para esta sexta-feira em Sinop é de pancadas de chuvas à tarde e à noite e máxima de 31º. Para Sorriso, o Clima Tempo prevê que pode chovar pela manhã e à tarde.
(Atualizada às 17:26h)