PUBLICIDADE

Juíza libera 9 réus acusados de sonegação de R$ 140 milhões em ICMS em Mato Grosso

PUBLICIDADE

A juíza Selma Rosane Santos Arruda, da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, revogou as prisões preventivas que havia decretado contra 9  dos 18 réus da operação Crédito Podre, que apura esquema de sonegação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em venda interestadual de grãos.

O grupo criminoso foi desmantelado em operação da Delegacia Especializada em Crimes Fazendários e Contra a Administração Pública (Defaz), no final do ano passado. As investigações apontam que mais de R$ 140 milhões em impostos tenham sido sonegados.

Na decisão proferida na segunda-feira, a magistrada substituiu as prisões por medidas cautelares, como comparecimento mensal ao Juízo para informar e justificar atividades, proibição de acessar ou frequentar quaisquer repartições públicas de Mato Grosso, principalmente a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), proibição de manter contato com os demais acusados e com as testemunhas de acusação, proibição de se ausentarem do estado sem autorização judicial, recolhimento domiciliar no período noturno, compreendido entre as 20h e às 6 horas, e nos finais de semana e feriados em tempo integral. Além disso, os réus ficam submetidos ao uso de tornozeleira eletrônica.

Mesmo com parecer contrário do Ministério Público Estadual (MPE), a juíza Selma Arruda justificou que apesar da gravidade dos fatos imputados aos réus, a substituição da prisão pela monitoração eletrônica não causará riscos a ordem pública, à ordem econômica e nem à instrução do processo criminal.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Carro tomba após colisão com outro em Sinop

O acidente envolvendo o Renault Logan e o VW...

Terminam domingo inscrições de seletivo de estágio do Poder Judiciário em Mato Grosso

Inscrições do processo seletivo de estágio do Poder Judiciário...

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...
PUBLICIDADE