Grêmio e Cerro Porteño entraram em campo na noite dessa quarta-feira classificados, mas em briga direta pela liderança do grupo 2 da Copa Libertadores. Simultaneamente, o Tricolor o Gaúcho encarou o Defensor-URU em Porto Alegre, enquanto os paraguaios enfrentaram o Monágas-VEN em Assunção. No fim, deu tudo certo para os brasileiros. O Cerro até fez a sua parte e superou os venezuelanos por 3 a 2, mas graças a um gol de Luan, o Grêmio venceu os uruguaios por 1 a 0.
Os resultados válidos pela sexta e última rodada da primeira fase no grupo 2 confirmaram os gremistas classificados na ponta, com 14 pontos. Além disso, o time de Renato Portaluppi deve ser o segundo na classificação geral, atrás apenas do Palmeiras, que soma 16 pontos. O Grêmio só perde esse posto se o River Plate vencer o Flamengo nessa quarta por uma diferença de nove gols.
O Cerro Porteño fechou sua campanha inicial com 13 pontos e também avança às oitavas de final. Apesar de ter marcado apenas quatro pontos, o Defensor migra à Copa Sul-Americana, pois o Monágas foi ainda pior, com três pontos.
Para quem enfrentou o frio e foi apoiar o Grêmio in loco nessa quarta, o resultado valeu muito mais a pena do que qualquer outra coisa. A partida foi dura de assistir. Com os visitantes dispostos apenas a marcar no campo defensivo, sem sequer arriscar algum contra-ataque, o duelo virou um ‘treino’ de ataque contra defesa, em que os mandantes sofriam para encontrar os espaços.
Dessa forma, o primeiro tempo passou sem deixar saudade. Na segunda etapa, quando o marasmo tomava conta do ritmo, Luan resolveu arriscar de fora da área. Com um chute rasante, firme, o camisa 7 acertou o canto esquerdo do goleiro Gastón Rodríguez, que demorou para se jogar na bola e acabou vazado.
E assim o Grêmio fechou a conta, satisfeito, sem se preocupar com o desempenho, que na noite dessa quarta-feira acabou comprometido pela postura do adversário e também pelo fato do time ter entrado em campo já com a classificação garantida.
Agora, Renato Portaluppi prepara sua equipe para o jogo contra o Ceará, em Fortaleza, marcada para às 19 horas (de Brasília) de domingo, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro.