A CBF comunicou na sexta-feira que a seleção brasileira será convocada para a disputa da Copa do Mundo em 14 de maio. A divulgação da lista de 23 jogadores chamados pelo técnico Tite será realizada na sede da confederação, na Barra da Tijuca, no Rio, a partir das 14 horas.
A data deixa o treinador com seis finais de semana disponíveis para observar jogadores antes de fechar os últimos nomes da lista de convocados do Brasil para o torneio na Rússia. O treinador já dá a maior parte dos nomes como certa, mas ainda há indefinições que poderão ser sanadas com a observação dos compromissos nacionais e internacionais deste período.
A apresentação dos jogadores convocados para a Copa do Mundo está agendada para 21 de maio, em Teresópolis (RJ), na Granja Comary, onde serão realizados os primeiros treinamentos. Há a possibilidade de o grupo ainda não estar completo em razão da final da Liga dos Campeões da Europa, que será disputada em 26 de maio, em Kiev.
De Teresópolis, onde ficará até o dia 27, a seleção brasileira seguirá para Londres, palco da maior parte da sua preparação para a Copa. Antes de chegar à Rússia, a equipe ainda fará dois amistosos, em 3 de junho, contra a Croácia, e no dia 10, contra a Áustria, em Viena.
Depois deste último amistoso, a seleção embarca para Sochi, que será a sua base durante o período de disputa da Copa do Mundo. E a sua estreia no torneio ocorrerá em 17 de junho, diante da Suíça, em Rostov. Também na sexta-feira, a CBF anunciou por meio de uma outra nota oficial que o diretor-executivo de gestão da entidade, Rogério Caboclo, será o chefe da delegação da seleção brasileira no Mundial. O nome foi confirmado pelo atual presidente da entidade, Antônio Carlos Nunes de Lima.
O Brasil estreia contra a Suiça no domingo, dia 17 de junho, às 14h (horário Mato Grosso), em Rostov-on-Don. O segundo jogo da primeira fase é numa sexta-feira, dia 22 de junho, às 8h, em Saint Petersburg, contra Costa Rica. O terceiro jogo, na quarta-feira, dia 27, será às 14h, em Moscou, no estádio Spartak, contra a Sérvia. Classificam-se os dois primeiros de cada grupo e os dois últimos serão eliminados.
Se o Brasil passar em primeiro lugar do grupo, a sequência até a final é a seguinte: as oitavas de final serão disputadas no dia 2 de julho, às 10h, em Samara, contra segundo colocado do grupo F. As quartas de final acontecem no dia 6 de julho, às 14h, em Kazan. As semifinais, dia 10 de julho, às 14h, em Saint Petersburg.