O União Esporte Clube acaba de vencer o Bom Bosco, nos pênaltis, por 6 a 5, na Arena Pantanal, no último jogo da semifinal da Copa Federação -remarcado pelo STJD- e garantiu sua vaga na Copa do Brasil além de ganhar o direito de disputar a final da copinha que terá que ser remarcada pela Federação Mato-grossense de Futebol contra o Cuiabá.
No tempo normal, o Dom Bosco venceu por 1 a 0, gol de Michel. Mas, como tinha tido sido derrotado, no Luthero Lopes, por 1 a 0, o jogo foi decidido nas penalidades. O União chegou a perder duas penalidades (ficando dois gols em desvantagem), mas o goleiro Thiago foi decisivo para o time de Rondonópolis pegando o pênalti cobrado por Valdecir, do Dom Bosco, garantindo a vitória.
O confronto começou com Dom Bosco pressionado e o União se defendendo mais. Davison, do Azulão, aos 7 minutos, mandou bola cruzada na área e o goleiro Thiago Neves fez a defesa facilmente. Em cobrança de falta, aos 10, ao lado esquerdo do gol rondonopolitano, novamente Davison tentou colocar no ângulo esquerdo, mas foi linha de fundo. Aos 13, o Dom Bosco reagiu. Thallyson fintou dois jogadores, na frente do gol do Colorado, mas não conseguiu finalizar. Aos 22 minutos, Adriano cabeceou no canto esquerdo do goleiro Thiago e bola passou tirando tinta da trave. Aos 27, o Azulão continuou pressionando, Michel, sozinho, recebeu de Adriano, chutou rasteiro e só assustou o União de Rondonópolis. Nos três minutos de acréscimo Profeta recebeu cruzado, no lado esquerdo e mandou uma bomba que Thiago Neves mais uma vez salvou o União. O 1º tempo ficou empatado.
No segundo tempo, os primeiros minutos não tiveram jogadas perigosas. Aos 18 minutos, Michel passou por Thallyson, tocou pra Bonato que acertou na trave. Aos 23 minutos, o União reagiu com Vinícinho que recebeu de cobrança de falta conseguiu chegar na área, chutou e o goleiro Victor salvou o Azulão. Aos 25, Matheus tocou para João Pedro que cabeceou e saiu na linha de fundo. Aos 35, Henrique entro no lugar de Max que saiu com câimbras.
O Dom Bosco manteve a pressão e conseguiu o gol que levava a cobrança para penalidades aos 39 minutos. Michel recebeu sozinho e saltou uma bomba no ângulo esquerdo, sem chances para o goleiro Thiago Neves: 1 a 0 Dom Bosco. Pouco depois, João Pedro estufou as redes do União, mas o bandeira marcou impedimento.
Com o empate em Cuiabá, a decisão foi para as penalidades e o União conseguiu vencer. O time de Rondonópolis deve entrar o CRB de Alagoas. Será confirmada data e em qual cidade o confronto será disputado.
"É um momento especial para nós com esta conquista. Durate o jogo, erramos muito e faltou calma em colocar a bola na cara do gol. Mas i União trabalhou muito e nos pênaltis é concentração, mesmo com alto nível de estresse e, mesmo estando atrás na cobrança das penalidades, conseguimos ter controle emocional e reverter o placar, garantindo vaga na Copa do Brasil, comemorou o técnico Bolivar.
O presidente do União, Edicarlos, disse que o time foi punido de forma indevida, com a perda de pontos que o tirou da semifinal da Copa FMF ano passado, mas que o Superior Tribunal de Justiça Desportiva, da CBF, "fez justiça" e derrubou a decisão do tribunal da Federação Mato-grossense de Futebol e devolveu os pontos retirados. Com isso, as semifinais tiveram que ser disputadas novamente. "É um momento especial, emocionante para todos nós da diretoria, comissão técnica, patrocinadores que muito nos apoiam e dedicamos essa conquista a nossa grande torcida em Rondonópolis", acrescentou.
(Atualizada às 18:54h)