PUBLICIDADE

Sinop: mais de 8 mil alunos da rede municipal vão ter aulas de empreendedorismo

PUBLICIDADE

Professores de praticamente toda a rede municipal de ensino de Sinop estão definindo o cronograma de atividades para aplicação da metodologia jovens empreendedores primeiros passos neste ano letivo, para levar educação empreendedora a mais de oito mil jovens do ensino fundamental. A metodologia integra o portfólio de produtos do Programa Nacional de Educação Empreendedora e tem como objetivo estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos, incentivando comportamentos empreendedores e estimulando o protagonismo juvenil e a iniciativa futura. O foco é ajudar os estudantes a assumirem uma posição proativa frente às diversas situações da vida, capacitando- os a elaborar e planejar formas e estratégias de interagir com aquilo que eles passaram a perceber durante as atividades propostas.

O início das atividades está previsto para a segunda quinzena de abril, com os alunos das escolas que sinalizaram positivamente ao projeto. Nas salas de aulas serão vivenciadas atividades práticas e lúdicas, para promoção de atitudes empreendedoras nos estudantes.

Com linguagem adaptada para cada faixa etária, os participantes defendem que "empreender significa alcançar seus objetivos e realizar seus projetos de vida". Na semana pedagógica promovida pelo centro de formação continuada da rede municipal de ensino de Sinop, "foram capacitados 320 professores e mais 75 professores recebem a capacitação que possibilita que atuem como facilitadores da metodologia junto aos alunos em sala de aulas".

O gestor do programa na região de Sinop e colaborador do Sebrae, Tiago Silva, disse que a meta é "conseguir chegar em 94% das escolas municipais e isso se deve à sensibilidade e à visão dos gestores públicos. O melhor caminho para a transformação da sociedade é o da educação”, afirma, através da assessoria.

A coordenadora do ensino básico do município, Carla Ponce, diz estar muito otimista com o trabalho a ser desenvolvido com os alunos, tendo em vista que já conheceu seus resultados, em 2016, por meio de uma escola particular, sediada em Sinop. “O principal ganho desta parceria é proporcionar aos alunos condições para tomarem decisões, desde cedo, que impactam em suas carreiras. Isto repercute positivamente no desenvolvimento econômico da comunidade e região, pois estamos promovendo a disseminação dos comportamentos empreendedores e, principalmente, a participação mais efetiva dos pais junto às escolas. ”

O projeto também prevê a Feira de Jovens Empreendedores, em novembro, quando serão expostas as criações dos alunos, inspiradas nas temáticas e na realidade atual, é convidada a comunidade para apreciar o trabalho que os estudantes desenvolveram ao longo dos encontros.

O programa é desenvolvido pelo Sebrae e prefeitura.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE