A carga tributária brasileira está entre as mais elevadas do mundo, correspondendo, em média, a 41,8% do rendimento bruto de cada cidadão que tem que trabalhar, em média,153 dias por ano somente para pagar impostos. Diante disso, a Câmara de Dirigentes e Lojistas de Cuiabá através do programa CDL Jovem, que está de volta às atividades na capital mato-grossense, vai fortalecer o dia da liberdade de imposto que estará acontecendo em várias cidades, na próxima quinta-feira. De acordo com o superintendente da entidade em Cuiabá, Fábio Granja, neste dia empresas dos mais variados segmentos que aderiram à ação estarão oferecendo o desconto equivalente ao valor dos impostos incidentes nos serviços e produtos que comercializam.
“O objetivo principal desta campanha que terá apenas alguns produtos com descontos especiais nos comércios que aderiram à campanha é de conscientizar a população sobre a alta carga tributária brasileira, que incide em tudo o que é consumido e sobre a necessidade de uma aplicação eficiente dos impostos em serviços públicos de qualidade”, explicou ele, lembrando ainda que não serão todos os produtos que estarão com desconto.
Para Lucas Bellinello, diretor de Comunicação da CDL jovem, eventos como esse ajudam o cidadão a ter uma noção exata do quanto paga de imposto em cada produto adquirido. "Ações assim são uma boa forma de mostrar ao contribuinte comum e aos empreendedores o quanto uma alta carga tributária impacta diretamente no poder de compra e na sociedade como um todo", explica.
Os descontos ficam a critério de cada empresa. Algumas, no setor de serviços, por exemplo vão conceder 12%, outras no setor de alimentação 10% e um grupo de loja de confecções também vão reduzir preços como forte de protestar. A informação é da assessoria da CDL.