Ontem, por volta de 14:00h, cerca de 40 detentos da ala A da cadeia de Sorriso renderam o carcereiro, Maurício Marins, 25 anos, e fizeram rebelião por cerca de 3 horas. A rendição aconteceu no momento em que Maurício mudava um ventilador de uma cela para outra.
No mesmo instante, outro carcereiro percebeu a revolta e trancou os portões da cadeia para que ninguém saísse e então os detentos anunciaram a rebelião.
Com objetos cortantes, eles mantiveram Maurício de refém até que suas exigências fossem atendidas. A juíza da Comarca de Sorriso, Débora Roberta Pain Caldas, negociou com os detentos e atendeu algumas reivindicações.
Além de revisão de sentença e banhos de sol, eles queriam a transferência de alguns presos para outras cadeias situadas em cidades onde têm família. Ainda ontem, 8 detentos foram transferidos para o presídio Pascoal Ramos, em Cuiabá, e na segunda-feira, outros detentos devem ser transferidos.
Ninguém ficou ferido durante a rebelião, mas os detentos quebraram parte da estrutura interna da cadeia. Os danos materiais ainda não foram calculados. Hoje a cadeia de Sorriso tem cerca de 126 detentos, alojados em 4 alas separadas.