PUBLICIDADE

Com os 2 inaugurados ontem Mato Grosso tem 16 unidades de Polícia Comunitária

PUBLICIDADE

Com as inaugurações de duas companhias de Polícia Comunitária em Sinop, ontem, as unidades em funcionamento no Estado chegam a 16 desde que a primeira foi colocada a serviço da comunidade no Bairro Pedra 90, em Cuiabá, no ano 2000. Para este ano, de acordo com o coordenador de Polícia Comunitária da Secretaria de Justiça e Segurança Pública, major PM Wilson Batista, ainda serão inauguradas mais duas companhias em Cuiabá, nos bairros Jardim Vitória e Ribeiro do Lipa. “Nossa meta é que estas companhias estejam atuantes em todo o Estado, pois elas independem de estrutura física. O fundamental é a capacitação dos policiais e também dos conselhos de segurança”, salientou.

Visando o preparo dos policiais que trabalham junto às comunidades, a Sejusp, por meio da Coordenadoria de Policiamento Comunitário realizará no próximo mês de julho em Sinop, entre os dias 1° e 3, um seminário de Planejamento Estratégico regional onde serão discutidas ações que serão implementadas na região de acordo com as necessidades. Além do coordenador, major Batista, deve participar do seminário o secretário de Justiça e Segurança Pública, Célio Wilson de Oliveira (ou algum representante), secretário-chefe da Casa Militar, coronel PM Orestes de Oliveira, o comandante regional Norte, coronel PM Jorge Roberto Ferreira da Cruz.

No seminário deverão participar policiais militares e civis, membros dos conselhos de segurança e representantes de comunidades. “Esse seminário já foi realizado em outras companhias e os resultados foram bastante positivos”, destacou o coordenador. Ainda em Sinop, está prevista para novembro, entre os dias 7 e 11, o curso de Promotor de Policiamento Comunitário do qual participarão soldados, cabos, sargentos e subtenentes, mais agentes da Polícia Civil, ocasião em a qualificação será aprimorada.

Das 16 unidades da Polícia Comunitária que estão em funcionamento, incluindo as duas companhias inauguradas em Sinop, outras quatro estão no interior (duas em Rondonópolis e uma em Barra do Garças e a outra em Cáceres). Em Várzea Grande funcionam mais duas: no Jardim Imperial e também no Parque do Lago. Na capital estão instaladas mais oito. Duas na região do 1° Batalhão da Polícia Militar (BPM), nos bairros Beira Rio e Santa Isabel; duas no Coxipó, no Pedra 90 e São João Del Rey; e quatro na região do 3° BPM, no Planalto, Pedregal, 3 Barras e Moinhos.

Mato Grosso é o Estado que mais vem se destacando no País na área de Polícia Comunitária. Tanto é que policiais de outros estados vem até Cuiabá participar de cursos de capacitação. Em agosto, nos dias 17, 18 e 19, o Governo do Estado preparou um grande encontro internacional para discutir estratégias e trocar experiências. O Fórum Internacional de Polícia Comunitária e Segurança Cidadã, que será realizado no Centro de Eventos do Pantanal, reunirá representantes, além dos estados brasileiros, do Canadá, Japão, Espanha, França e Chile. “Será uma excepcional oportunidade para a troca de experiências com países onde a polícia comunitária vem atuando há muitos anos e com sucesso. Estamos trabalhando para formalizar um convênio com a Polícia Real Montada do Canadá”, disse o coordenador.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Polícia prende em Lucas irmãos que furtaram cofre de supermercado em Sorriso

Policiais da Delegacia de Sorriso prenderam em flagrante, nesta...

Policiais apreende mais de 240 tabletes de pasta base e cocaína em Mato Grosso

Ação integrada da Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal...

Polícia prende latrocida de Goias em Mato Grosso

A Gerência Estadual de Polinter e Capturas da Polícia...
PUBLICIDADE