Um levantamento feito pela Coordenadoria de Operações, Estatística e Gestão, da Polícia Militar, obtido por Só Notícias, aponta que 21 pessoas foram assassinadas, até novembro. A maioria dos casos ocorreu durante o segundo semestre, com 12 mortes. Outubro apresentou o maior índice, com cinco casos. Nos seis primeiros meses, a Polícia Militar registrou nove. Em abril, foram quatro.
Os números também apontam que as tentativas de homicídios no município reduziram. De 36 passaram para 22. Março, fevereiro, julho e agosto aparecem com dez e oito casos respectivamente. As ocorrências não levam em conta os dados da Polícia Civil.
O comandante o CPA Sinop (Comando de Policiamento de Área), tenente coronel Mauro Anselmo de Moraes afirmou que “mesmo Sinop apresentando estes 21 homicídios, pode-se considerar que o número ainda está aceitável, se comparado com outras cidades, em que o mesmo número é verificado semanalmente”, completou.
No município, um dos últimos assassinatos ocorridos foi do jovem Luiz Jhony da Silva, 23, morto em 25 de novembro , no bairro Boa Esperança. Testemunhas informaram à polícia que ouviram disparos, e encontraram Silva caído. Ele foi encaminhado ao Pronto Atendimento (P.A), mas não resistiu.