O concurso público para policial rodoviário federa previsto para início de 2007 pode resolver a deficiência do efetivo no Nortão. Segundo o inspetor da delegacia de Sorriso, Helio Batista de Queiroz, ainda não há confirmação do número de vagas que devem ser destinadas para a região. “A proposta é que o concurso destine novos policiais para Mato Grosso e também para o Pará”, salientou. Atualmente, a delegacia de Sorriso possui um efetivo de 27 policiais para atender dez municípios do Nortão, em um percurso de mais de 500 km de rodovia.
Outro ponto destacado por Queiroz é a instalação de uma nova delegacia ou posto no município de Guarantã do Norte (230 km de Sinop), que está em discussão. Segundo ele, o atual efetivo, que já atende um posto instalado próximo a Itaúba, não tem estrutura para atender uma nova unidade.
O novo concurso deve preencher 330 vagas nos dois Estados. O salário oferecido é de R$ 5.084,00. O edital está previsto para ser divulgado em janeiro do ano que vem, mas para que o concurso seja realizado é necessária autorização do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.