Nada menos do que 11 advogados trabalham na defesa de João Arcanjo Ribeiro. Os profissionais gabaritados estão trabalhando para amenizar a situação do “Comendador”. Segundo o jornal A Gazeta, entre os advogados há nomes de Cuiabá, do Rio Grande do Sul e até de um escritório em Brasília. Mas, abertamente, ou oficialmente, o defensor de Arcanjo é Zaid Arbid. É ele que assina todos os procedimentos e não atua em nenhum outro caso no momento. A dedicação é exclusiva.
A reportagem revelou ainda que uma das estratégias é a união dos advogados de outras pessoas ligadas ao “Comendador” e que são parte em alguns dos processos que o envolvem. Com um trabalho concatenado, eles acreditam que terão melhores resultados para todos.
Contra o ex-policial civil, pesam 51 processos na esfera estadual e 18 na Justiça Federal. São acusações de lavagem de dinheiro, evasão de divisas, formação de quadrilha e homicídios. Ele ficou preso em Montevidéu, no Uruguai, quase três anos, esperando a extradição para o Brasil. Em Mato Grosso, as condenações de Arcanjo somam, por enquanto, 39 anos.