O diretor da cadeia de Sorriso, Adonires Soares Sampaio, está aguardando uma posição da Superintendência do Sistema Prisional de Mato Grosso, sobre a transferência de cerca de 30 detentos, já condenados, para o novo presídio de Sinop.
A cadeia de Sorriso conta atualmente com 83 detentos. Já chegou a ter 128. “A situação está tranquila por enquanto, não há superlotação. Mas com a transferência dos condenados, deve melhorar ainda mais”, informou o diretor. Há cerca de 3 meses não é registrado nenhum princípio de rebelião na cadeia de Sorriso.
Segundo Adonires, isto também se deve ao trabalho de ressocialização, que a juíza criminal Débora Pain Caldas implantou, com atividades ocupacionais, como a confecção de enfeites de natal, no final do ano e o incentivo à continuidade dos estudos. No último provão, mais de 50 presos se inscreveram.
No ano passado, foi implantada ainda uma biblioteca. Uma campanha coordenada pela Vara Criminal de Sorriso conseguiu arrecadar cerca de 300 livros. A iniciativa partiu do Conselho da Comunidade local, composto por representantes de vários movimentos sociais,