Um pesadelo para muitos moradores pode estar bem perto de terminar. A velha cadeia de Sinop, que por décadas funcionou na avenida das Figueiras, no centro de Sinop, está praticamente desativada.
No sábado, foram transferidos para o novo presídio de Sinop ( 12 km do centro da cidade) os cerca de 120 detentos. Ficaram na cadeia somente uma mulher e alguns menores, internados em uma cela anexa, no antigo CEIA (Centro Especial de Internação de Adolescentes).
Com frágil segurança, infra-estrutura ruim, os detentos lotavam as 09 celas da cadeia. Em 2005 foram registradas 05 fugas. Segundo a direção, não está descartada a possibilidade da cadeia ser desativada, sendo necessária a transferência dos menores e das mulheres para outro local.
19 detentos do presídio Pascoal Ramos, de Cuiabá, também foram recambiados para Sinop e ocupam uma cela na unidade. Nos próximos dias também devem ser transferidos detentos de toda a região, incluindo Sorriso e Lucas do Rio Verde.
Com capacidade para receber cerca de 320 detentos de toda a região, o novo presídio, que fica no Alto da Glória, deve ser inaugurado no final de janeiro. São 40 celas coletivas com capacidade para 16 presos cada, 16 celas individuais e 09 para isolamento. Também possui quadras de esportes, salas para aulas, espaço para visitas e encontro íntimo, além da área administrativa que fica na parte da frente do prédio.