Uma operação desencadeada na região Valo Verde, em Várzea Grande, hoje, resultou na apreensão de mais de 3 toneladas de pescado, apetrechos de pesca pedratória, duas carroças e uma moto. Quatro pessoas foram presas em flagrante e serão indiciadas por crime ambiental. Além disso, foi descoberto um cemitério de carcaça de peixes, onde eram depositados os restos dos pescados.
A operação, desencadeada a partir das 0h30, foi realizada pela coordenadoria de Fiscalização da Pesca da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Juizado Volante Ambiental (Juvam) e Polícia Militar.
O coordenador de fiscalização da Pesca da Sema, Marcelo Cardoso relata que no início da manhã já eram mais de duas toneladas apreendidas. Uma equipe retornou para Cuiabá com os presos, pescado e material apreendido. Por volta das 10h, nova apreensão foi realizada, com mais uma tonelada de pescado. Todo o material apreendido foi encaminhado para a Delegacia da Natureza.
O período de defeso da Piracema começou no início de novembro e o único tipo de pesca permitida, até o dia 29 de fevereiro de 2008, é a de subsistência, desembarcada, para as comunidades ribeirinhas.
Qualquer outro tipo de pesca é ilegal e pode gerar multa de até R$ 100 mil e detenção de até 3 anos. As equipes de fiscalização da Sema, com o apoio da Polícia Militar, estão desencadeando operações constantes, em todos os rios de Mato Grosso, para coibir este ilícito penal.