A Polícia Judiciária Civil e Militar desencadearam em Rondonópolis e região, a Operação “Rolo Compressor”. A operação é uma extensão da ‘Operação Focalizada’ que vêm sendo realizada no município desde o dia 13 de fevereiro, com o objetivo de combater o tráfico doméstico de drogas, para evitar homicídios e diminuir roubos e furtos.
A operação conjunta será estendida para 22 municípios da região Sul do Estado e terá a participação de cerca 100 policiais civis e militares. “Cumprindo orientação da Secretaria de Justiça e Segurança Pública, estamos agindo em conjunto, pois não há como realizar um bom trabalho se não houver integração entre inteligência, gestão e a parte operacional”, afirmou o Comandante Regional da Polícia Militar em Rondonópolis, tenente coronel Wilquerson Felizardo Sandes.
O comandante reforçou que o combate à criminalidade urbana passa, necessariamente, pelo combate ao tráfico de drogas doméstico. “Como a maior parte dos crimes nas cidades é motivada pelo tráfico, a desarticulação de traficantes e pontos de vendas é fundamental para se obter a diminuição da violência urbana. Isso é a realidade da região Sul de Mato Grosso e de todo o Brasil”, completou. Uma equipe do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER) participa da Operação.
A Operação Focalizada, realizada por 50 policiais militares e 25 civis, com foco em Rondonópolis, teve um resultado significativo, tendo seu principal objetivo alcançado, que é o da prevenção de homicídios. De acordo com o comandante regional, após o início da operação no dia 13, não houve mais nenhum registro de homicídios no município.
O coordenador do Centro Integrado de Segurança e Cidadania (CISC) de Rondonópolis, João Pessoa Filho, destaca a necessidade da Operação Focalizada. “No início de fevereiro houve quatro casos de homicídios em Rondonópolis, o que nos gerou uma preocupação e a necessidade de realizarmos uma operação preventiva. Também focamos o período do carnaval, quando ocorre aumento do tráfico de drogas”. A Operação Focalizada ainda está em andamento no município.