O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, e o coordenador de Operações Aéreas da Sejusp, major PM Héverton Mourett, conheceram, na Superintendência de Operações Aéreas da Polícia Civil do Rio de Janeiro, uma das aeronaves utilizadas pela polícia fluminense – um helicóptero Bell Huey II – do mesmo modelo que Mato Grosso vai adquirir, com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça por aproximadamente R$ 7 milhões. O helicóptero reforçará ações policiais de Mato Grosso, especialmente na área de fronteira.
“A intenção do Estado é assegurar ações permanentes na região de fronteira fortalecendo o combate ao tráfico de drogas, principalmente. Com a aquisição dessa nova aeronave teremos um suporte maior no policiamento fronteiriço, com respostas mais rápidas e intensivas”, assegurou o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado Filho. “Esse modelo de aeronave foi definido após análise da secretaria com os órgãos de polícia adequando às necessidades operacionais do Estado”, afirma Curado.
O major PM Héverton Mourett obteve informações técnicas e operacionais do helicóptero. “Tivemos contato direto com os pilotos e tripulantes que já estão operando o helicóptero Huey II e eles atestaram que o Estado realizará um ótimo investimento”, afirma o major. O Huey II tem capacidade para transportar 02 pilotos e 13 tripulantes. Possui alto padrão de desempenho em ações e operações de reconhecimento, repressão e apoio às ações em áreas de confronto armado, em atividades policiais e de defesa civil. A aquisição é um dos projetos propostos pela Sejusp para inclusão no Programa Nacional de Segurança e Cidadania (Pronasci).
O espaço interno de sua cabine lhe garante versatilidade para ser adaptado com equipamentos especiais para qualquer missão de preservação da ordem pública e de defesa civil. O coordenador do Ciopaer, major Moretti, destaca que a aeronave auxiliará ainda nos trabalhos de socorro em acidentes e resgate de vítimas.