A implantação de uma delegacia da Polícia Rodoviária Federal em Guarantã do Norte (230km de Sinop), bem como a criação de postos em Nova Mutum e Sinop, para ampliar a cobertura da PRF no Norte de Mato Grosso e diminuir o tempo de deslocamento da delegacia em Sorriso para atender ocorrências depende do aval da direção da PRF. “Estamos na expectiva de que este sonho seja realizado. Nossa parte foi cumprida na íntegra para instalação desta delegacia para fechar de vez a região Norte. Todavia, ela está no departamento sendo analisada com possibilidade de recursos financeiros pelo Governo Federal. Sabemos que é um passo demorado”, declarou, ao Só Notícias, o inspetor Ismael Vieira.
O inspetor lembra ainda que, a inserção de novos policiais por meio de concurso público, pode contribuir para o processo de implantação da delegacia, levando-se em conta o aumento no efetivo. “A esperança é que para o próximo ano, com entrada dos 146 policiais para trabalharem exclusivamente em MT, na BR-163, a região Norte será beneficiada, com efetivo suficiente para formar a delegacia de Guarantã”, declarou.
No entanto, ele frisa também que a decisão cabe agora à cúpula da PRF. “Esperamos ser contemplados em 2009 com este benefício porque precisamos aumentar a fiscalização na BR”, ponderou.
Se criados a delegacia da PRF no Nortão bem como os postos a jurisdição ficaria da seguinte forma: o posto de Sinop seria vinculado à delegacia de Sorriso; o de Santa Helena à Guarantã, e, de Nova Mutum, à Diamantino. “Esta possibilidade daria maior segurança”, salientou. A delegacia da PRF em Guarantã do Norte trabalharia na fronteira Mato Grosso-Pará. “Quando houver um consenso pela implantação naturalmente será buscado na União recurso para a obra”.