Um total de 1.699 policiais militares, mais 223 homens da Polícia Judiciária Civil, além de 46 soldados do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso estarão engajados para garantir a tranqüilidade da população durante o período de compras natalinas. A operação “Natal com Segurança” terá início dia 12 de dezembro. Hoje, representantes da Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) conheceram as estratégias elaboradas pela Segurança Pública. Na próxima sexta-feira, será lançada a operação.
A Polícia Militar de Mato Grosso, a exemplo do que vem acontecendo há três anos, disponibilizará dois telefones para que a população possa denunciar ou solicitar atendimento na área central. Os telefones 3624-1052 ficará disponível em posto de atendimento a ser instalado na praça da República. Já o número 3624-1053 permanecerá durante o período da operação na praça Santos Dumont, na avenida Getúlio Vargas. Serão empregadas 120 viaturas e mais 50 motoclicletas.
“Também será disponibilizado aos empresários o serviço de acompanhamento de escolta para grandes valores. Nessa época do ano implementamos essa ação para evitar ações criminosas já que a movimentação bancária cresce consideravelmente nessa época do ano”, explica o comandante geral da Polícia Militar, coronel Antônio Benedito Campos Filho.
Serão montados 49 pontos demonstrativos da PM em toda Cuiabá e Várzea Grande. Eles serão compostos por dois policiais que podem realizar abordagens a pessoas e veículos. Barreiras policiais serão montadas ainda nas quatro pontes que interligam as cidades de Cuiabá e Várzea Grande. As Bases Móveis de Segurança também permaneceram em pontos estratégicos da área central em razão do aumento do fluxo de pessoas. O policiamento ostensivo (a pé e ciclístico) também será efetuado pelos policiais em áreas comerciais de bairros, como Grande Morada da Serra, CPA e Coxipó. Em Várzea Grande, na área da Couto Magalhães e Grande Cristo Rei.
“Todos os anos nós contamos com apoio dos nossos policiais, de maneira fundamental deixam a convivência com seus familiares para garantir a segurança da população”, explica o comandante. Para garantir o reforço no policiamento a escala de serviço sofreu alteração e o gozo de férias foi suspenso.
“Vale lembrar ainda que a população poderá fazer denúncias por meio do serviço de 0800-653939, que funcionava 24 horas. Os telefonemas podem ser feitos de qualquer parte do território nacional”, explica o coronel Campos Filho. Outras duas ações preventivas serão executadas. Palestras com empresários sobre a identificação de fraudes em cédulas e cheques, além da distribuição de panfletos com dicas de segurança e números das polícias.