Policiais federais prenderam duas pessoas que transportavam drogas no aeroporto de Macapá. Os irmão R.G.O. e F.G.O. viajavam no vôo JJ 3716 da TAM, oriundo de Manaus/AM com destino à capital amapaense. Eles traziam quatro quilos de cocaína cada um, presos ao corpo.
No momento em que a aeronave pousou, os policiais federais abordaram os irmãos. Ainda no avião e muito nervosos, R.G.O. e F.G.O. falaram para os policias que uma outra pessoa os aguardava em Macapá. Os policiais conseguiram identificar o hotel onde seria o encontro dos irmãos com o suposto dono ou receptor da droga. Dirigiram–se ao local, situado na Avenida Padre Júlio, e prenderam também em flagrante o brasileiro E.R.R.
Após a prisão de E.R.R, os policiais descobriram que ele seria o encarregado, no esquema, de retirar a droga do corpo dos irmãos e transportá-la até o verdadeiro proprietário. E.R.R também confessou onde o suposto proprietário estaria. Outra equipe de policiais dirigiu-se a uma residência no Bairro Jardim Marco Zero e prendeu também em flagrante V.O. no momento em que aguardava a chegada de E.R.R.
Os policiais descobriram também que V.O. estava utilizando carteira de identidade supostamente falsa pois apresentou-se à equipe como sendo I.M.S.R. Quando os policiais consultaram o Sistema de Identificações Criminais, constataram que I.M.S.R. tratava-se na verdade de V.O. e que já havia sido preso por tráfico de drogas, uso de documento falso e falsidade ideológica nos estados do Acre, Pará, Mato Grosso, Ceará e Maranhão.