O Exército realiza, desde a semana passada, na fronteira Oeste de Mato Grosso, a Operação Cadeado 4, com parceria das polícias Civil e Militar, instituições estadual e federal. O trabalho reúne cerca de mil homens das forças de segurança brasileira no combate ao narcotráfico, crimes ambientais, armas e ao trabalho escravo.
Desde a semana passada, as equipes foram posicionadas para agirem nos municípios da faixa de fronteira entre Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Bolívia. O Grupo de Operação Especiais (GOE), da Polícia Civil e o Grupo de Fronteira (Gefron) reforçam o pelotão de Fronteira do Exército Brasileiro da região de Cáceres durante a operação.
O GOE montou acampamento em pontos estratégico da região onde há entrada de drogas e travessia de carros roubados ou furtados. As delegacias das regionais de Cáceres, Pontes e Lacerda e Tangará da Serra vão lavrar as ocorrências.
São 934 homens do Exército Brasileiro e um esquadrão de cavalaria montada que, além do trabalho repressivo, estão fazendo o atendimento odontológico em comunidades carentes. Durante a operação serão realizados postos de bloqueio e controle de trânsito, patrulhas motorizadas nas áreas de fronteira e rodovias.
A Bolívia é apontada como uma das principais revendedoras de entorpecentes para o Brasil e receptadora de veículos roubado ou furtado nos estados.