PUBLICIDADE

PM designa 1,2 soldados para segurança no 2º turno domingo em Cuiabá

PUBLICIDADE

A Polícia Militar de Mato Grosso vai empregar mais de 1,2 mil homens para garantir a realização de um 2º Turno tranqüilo, no domingo, nos 160 locais de votação existentes. “A idéia é manter dois policiais em cada um dos locais, sem que exista prejuízo algum para o policiamento ordinário”. A afirmação é do comandante geral da Polícia Militar, coronel Antônio Benedito Campos Filho. Para garantir a mobilidade dos policiais estarão disponíveis ainda 97 viaturas, sendo 79 carros e 18 motos. A capital de Mato Grosso conta com 369.256 mil eleitores.

No 1º Turno das Eleições 2008, foram empregados 800 homens para o policiamento na capital. “Estamos trabalhando também considerando as festas que serão realizadas após a divulgação pelo Tribunal Regional Eleitoral. O trânsito receberá atenção especial para evitar acidentes pelo consumo de álcool. Para tanto estamos concentrando reforços do efetivo do Quartel do Comando Geral (QCG), do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e também das equipes de Força Tática que permanecerão de prontidão no dia 26”, explicou. No total, 22 pessoas foram encaminhadas para o ‘Cadeião Eleitoral’, no 1º Turno. “Esperamos que dessa vez esse número seja zerado’, afirma o comandante.

A área do Centro do Eventos do Pantanal, onde será realizada a contabilização dos votos, também receberá um esquema especial, com mais de 120 homens atuando em decorrência da concentração de pessoas que acompanham a totalização das urnas eletrônicas. Avenidas de grande concentração popular, como Historiador Rubens de Mendonça (Av. CPA), Mato Grosso, Getúlio Vargas e praças Popular, e 8 de Abril, terão equipes de policiamento já que existe a expectativa de milhares de pessoas. Áreas de grande densidade demográfica, como a Grande CPA e Coxipó, contarão ainda com apoio operacional.

Todo o trabalho de elaboração do planejamento foi realizado considerando informações estatísticas. Em Cuiabá, de acordo com levantamento do Tribunal Regional Eleitoral, existem 369.256 eleitores e os maiores pólos de votação estão dispostos nas escolas André Avelino, com 5.895 eleitores. Em seguida, aparece a professor Victorino Monteiro da Silva com 5.869. A terceira posição é ocupada pela escola estadual Ana Maria do Couto, com 5.859 votantes. O 1º Batalhão da Polícia Militar (que cuida da área central), terá como atribuição o policiamento em 30 locais de votação. Já o 3º BPM, que cuida da Grande CPA, será responsável por 52 locais de votação (sendo dois em área rural). O 9º BPM, que atua no Coxipó, irá realizar o policiamento em 39 locais. O 10º BPM, responsável pela região do Verdão, terá como atribuição, 39 locais de votação, sendo 3 em área rural.

O relatório do TRE/MT aponta ainda que existem locais de votação em 110 bairros da capital, sendo o maior deles, o Tijucal, com 14.900 eleitores que irão exercer o direito de escolha do chefe do executivo municipal em 40 seções eleitorais. “Vamos trabalhar arduamente para garantir que cada cidadão exerça plenamente seu direito. A exemplo do 1º Turno vamos atuar seguindo a legislação eleitoral”, afirmou o comandante geral da PM, coronel Antônio Benedito Campos Filho.

Ele lembrou ainda que a PM, juntamente com o TRE/MT, elaborou um Manual contendo uma série de informações sobre a legislação eleitoral. Essa cartilha foi distribuída para cada Comando Regional de Mato Grosso (Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Rondonópolis, Barra do Garças, Cáceres, Tangará da Serra e Juína), possibilitando, assim, que todo os policiais recebessem esclarecimentos sobre a legislação eleitoral. A idéia foi tão bem executada que cópia do Manual para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Participaram da entrevista a comandante geral adjunta da Polícia Militar, coronel Lílian Tereza Vieira, e comandantes dos Batalhões instalados em Cuiabá.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE